A auditoria regulatória é um processo de avaliação sistemática e independente da conformidade de uma organização com as normas, leis e regulamentos estabelecidos pelos órgãos reguladores, como a PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), o Bacen (Banco Central do Brasil) e a Susep (Superintendência de Seguros Privados).
A importância da auditoria regulatória, com base nas exigências desses órgãos reguladores reside no fato de que eles têm a responsabilidade de garantir a estabilidade, integridade e segurança dos mercados financeiros, previdenciários e de seguros do país, auxiliando as organizações a identificar e corrigir quaisquer desvios ou irregularidades que possam prejudicar a imagem e conformidade com os reguladores.
Além disso, a auditoria regulatória também ajuda a identificar riscos e vulnerabilidades na operação das organizações e a implementar medidas preventivas para mitigar esses riscos. Dessa forma as organizações podem proteger seus interesses e os de seus stakeholders, bem como manter a confiança e a credibilidade no mercado.
Por fim, a auditoria regulatória também pode ser uma oportunidade para as organizações avaliarem e melhorarem seus processos internos e sua governança corporativa. Isso pode resultar em melhorias na eficiência operacional, redução de custos e maior transparência nas atividades da organização.
A Auditoria regulatória inclui asseguração razoável e limitada.